Você já se arrependeu de amar?
Já ouvi algumas vezes nessa vida de algumas pessoas que elas se arrependeram de amar, e depois se arrependeram de se arrepender.
Ontem, do nada, depois de umas cervejas e um jogo do Flamengo vitorioso, o meu namorado me solta a pergunta repentina: “Quer casar comigo?” Nós estávamos deitados um de frente para o outro, ele mascava um chiclete com cheirinho de banana e me dava beijos a cada um segundo.
Fui pega de surpresa por alguns segundos e respondi: “Eu quero!”, em um impulso afobado e feliz. Eu não esperava ouvir algo assim tão cedo.
É claro que, pela entonação, não era um pedido, mas uma pergunta, um simples questionamento sobre eu ter essa vontade, se era algo do meu desejo casar com ele. E sim, é algo que eu desejo com tanta força que chega a ser engraçado pra mim, alguns anos atrás eu detestava a ideia de casar e dizia que seria sozinha, porque eu era melhor sozinha. Como podem ver, eu já não penso mais dessa forma.
Então, logo depois, ele me pergunta se eu quero passar o resto da vida com ele de verdade e que não há mais chances de devolução. Nunca passou pela minha cabeça devolvê-lo para a minha sogra, eu o quero por inteiro e por toda a minha vida.
Nessa vida, já ouvi muitas vezes dizerem que somos jovens e que não devemos casar, que está muito cedo, mas nós não precisamos casar agora, e também, já ouvi que há tanta outras pessoas que ainda podemos conhecer e gostar. Sinceramente, isso não faz sentido pra mim.
Me diga, você entra em um relacionamento pensando em largar essa pessoa eventualmente? Não é assim comigo.
Desde o nosso primeiro dia como casal oficial, tudo o que eu tenho desejado é crescer ao lado dele e conquistar o mundo com ele, outras pessoas certamente não passam pela minha cabeça, e confesso que eu espero que ele pense da mesma maneira, que ele esteja na mesma sintonia que a minha. Pelo que demonstra com suas atitudes, ele está.
Na noite desse mesmo dia, nós tivemos um pequeno desentendimento. Não é engraçado? Estávamos só amores apenas algumas horas atrás. O ser humano realmente gosta de complicar as coisas.
Pra mim, foi um desentendimento por algo tão bobo, tão banal, mas pra ele foi algo ruim o suficiente para chateá-lo. É como as coisas são, como as pessoas são. Nós sentimos de maneira diferente, cada ser tem o seu jeito, mas isso não quer dizer que um sente menos que outro.
Fui dormir triste por tê-lo chateado, isso é algo que, em um relacionamento, quando você ama, você nunca quer machucar aquele para quem seu afeto é destinado. Mas somos humanos e inerentes ao erro, nós cometeremos erros em algum momento mesmo que não de forma intencional. Como sempre dizem, nós temos apenas que aprender com isso e não repetir.
Na mesma mensagem, pedi desculpas ao menos três vezes. Acho que nada me dói mais do que saber que, de alguma forma, eu o machuquei.
Sempre será minha maior tristeza machucá-lo, principalmente porque tudo o que quero é que ele sinta apenas felicidade ao meu lado. É tolo sonhar com isso, não é? A vida não é só flores, também há os espinhos e nós temos que nos habituar a isso. Nem todos os momentos serão sempre bons e felizes.
Isso me lembra de uma frase da Clarice Lispector:
Qualquer um pode amar uma rosa, mas é preciso um grande coração para incluir os espinhos.
Eu não sei o que o destino nos reserva, como as coisas acontecerão entre nós dois daqui pra frente. Como todo casal, nós temos nossos altos e baixos, as brigas por coisas tão bobas, os planos para o futuro, momentos simples que trazem felicidade enorme — como o momento dessa simples pergunta: “quer casar comigo?”.
Acho que também nunca vou esquecer o cheiro do chiclete.
E, apesar de todos os pesares, independentemente de como as coisas serão daqui pra frente, se há uma coisa da qual eu nunca vou me arrepender, é de amá-lo.
Eu nunca vou me arrepender de amar.
É tão bom amar, sabe? Ao mesmo tempo que, as vezes, pode ser ruim.
Eu senti o gosto amargo do amor quando a gente se desentendeu, mas, no mesmo momento, a parte boa me tomou e eu deixei claro que o queria ao meu lado mesmo emburrado, mesmo bicudo e de braços cruzados, contanto que ele estivesse comigo.
Conseguimos resolver qualquer coisa desde que estejamos juntos.
Pode doer as vezes, isso é óbvio, mas ainda assim, não anula o fato de que poder cultivar esse sentimento tão bonito é algo especial.
Nunca se arrependa de amar. Mesmo que julgue que alguém não é merecedor do seu amor.
Como tudo nessa vida, tem o seu lado sombrio, mas você já ouviu dizer que o culpado somos nós mesmos por transformar o amor em dor?
Porque o ser humano escolhe o seu caminho. Cabe a mim, a você, a todos decidir de que maneira vamos lidar com o amor.
Talvez algumas pessoas nunca entendam a importância de amar, isso faz parte, eu acho. E não falo apenas sobre o amor romântico, mas qualquer amor que queira cultivar em si mesmo. Seja o amor por uma planta, um gato, uma coleção de carrinhos de Fórmula 1, um cantor de rock… Qualquer coisa.
Mas este é o recado que eu tenho para quem quer que seja que algum dia leia isso.
AME. E não se arrependa de amar.
Meu Deus que texto lindo!